APÓS CHACINA

Plantão Ceará | 08:01:00 | 0 comentários



Comunidade de Chatuba realiza um ato pela paz



Um dos dois menores apreendidos pela Polícia confessou ter envolvimento na morte do policial militar
Rio de Janeiro Dez dias após a chacina de nove pessoas na Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense, a comunidade promoveu ontem um ato pela paz, denominado Chatuba Não É Favela. O evento teve como objetivo chamar a atenção das autoridades para o crescimento dos índices de violência na região, principalmente no local onde os jovens foram mortos.

A Prefeitura de Mesquita está erguendo um muro de quatro metros de altura para fechar a passagem da Chatuba a uma área de mata FOTO: AGÊNCIA O GLOBO


O ato foi organizado pelo movimento Quem Cala, Consente, formado por moradores da região que reivindicam que haja melhores condições para as comunidades locais.

"O bairro da Chatuba não é uma favela. Ele foi ocupado nos últimos meses por pessoas de fora, e a opressão está sendo em cima da população, que tem sofrido muito. Esses bandidos não são moradores (vieram de outras comunidades da mesma facção onde foram instaladas Unidades de Polícia Pacificadora - UPPs). Eles se refugiaram no bairro porque o poder aquisitivo é menor na Baixada", disse Jania Bizarelli, que é coordenadora do movimento.

Segundo ela, a mata e as cachoeiras do Parque Natural de Gericinó, onde ocorreu a chacina, são usadas pelos moradores em atividades de lazer.

Envolvimento
Um dos dois menores apreendidos pela Polícia durante a megaoperação que procurou os autores de assassinatos na favela Chatuba confessou ter envolvimento na morte do policial militar José Augusto de Souza Júnior, 34. As informações foram divulgadas pela Polícia Civil do Rio de Janeiro ontem.

As investigações da chacina que aconteceu entre 8 e 9 de setembro são conduzidas pelo 53º Distrito Policial (Mesquita). Segundo a Polícia, as apurações ainda estão em andamento.

Até ontem, foram identificadas cinco pessoas, sendo três maiores e dois menores, todos com envolvimento na série de assassinatos.

Na sexta-feira, 14, a Polícia Militar, em parceria com a Polícia Civil, realizou uma operação especial com 350 policiais, apoio de helicópteros e blindados. Foi concluída uma varredura na área que inclui dez comunidades: Complexo do Alemão, Complexo do Chapadão, Morros do Juramento e do Cajueiro, as comunidades de Job, Final Feliz e Bom Tempo.

Também houve blitze nos complexos do Jacarezinho, Manguinhos e na Avenida Brasil. Durante a operação, um homem foi morto em uma troca de tiros. Três menores foram apreendidos e dez pessoas presas. A polícia divulgou também a apreensão de drogas, pistolas, uma metralhadora antiaérea, uma granada e munições.

A procura por criminosos começou após a descoberta dos corpos de seis jovens. Ao longo da semana que procedeu os crimes, mais corpos foram sendo encontrados e identificados. A região na Baixada Fluminense foi alvo de uma onda de violência que seria uma reação dos traficantes ao enfraquecimento que sofrem. 

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários