LONGE DA CIVILIDADE

Plantão Ceará | 07:28:00 | 0 comentários




Fortaleza será responsabilizado pelos danos causados ao estádio. Autores ainda não foram identificados
Bombas de fabricação caseira arremessadas para atingir semelhantes; agressões nos arredores do estádio; furtos, desacatos à autoridade; porte de drogas. Essa é a realidade do lado sujo que nada tem a ver com o belo espetáculo de futebol protagonizado pelo Fortaleza ao vencer o Paysandu por 3 a 1, domingo, no PV.

O lado execrável do futebol possibilitou que uma bomba de fabricação caseira fosse jogada por um torcedor do Tricolor contra a torcida visitante, 40 minutos antes de a partida ter início. O artefato explodiu contra o vidro que circunda o campo de jogo, trincando a estrutura.

Uma bomba de fabricação caseira foi arremessada contra a torcida do Papão, 40 minutos antes de a partida iniciar. O artefato trincou o vidro que circunda o campo


Antes dessa bomba, um carro de TV foi danificado por desordeiros na entrada do estádio e um cinegrafista foi assaltado na Rua Costa e Sousa, à luz do dia.

No intervalo, outra bomba de igual teor explosivo foi lançada para dentro do campo, mas ninguém foi atingido.

Prejuízos
Os atos de vandalismo passaram impunes, pois seus autores não foram identificados, mas deixaram grandes prejuízos.

PMs tiveram trabalho para separar os torcedores que praticaram atitudes violentas, inclusive o arremesso de bombas caseiras contra os visitantes. Rivalidade entre as duas torcidas prenunciava os riscos do jogo FOTO: MARÍLIA CAMELO


A lâmina de vidro precisará ser substituída. Para completar, a administração do estádio pediu ontem uma perícia da Polícia Civil, para se documentar e cobrar dos responsáveis os danos causados pelas bombas.

O administrador do estádio, César Bastos, fez ontem o levantamento de 93 cadeiras quebradas e repassou os dados obtidos para o titular da Secretaria de Esporte e Lazer do Município (Secel), Nildo Sobral.

E os prejuízos não ficaram somente por aí. Membros de torcidas uniformizadas danificaram uma câmera da arquibancada, para evitar que fossem filmados.

Nildo vai repassar a cobrança para as torcidas uniformizadas e para a diretoria do Fortaleza. "Não quero falar em valores porque na outra vez que falei fui mal interpretado. Mas vou me reunir com o pessoal da torcida e com o Fortaleza, que terão de assumir", disse Nildo.

Aguardando
O advogado do Fortaleza, Daniel de Paula Pessoa, disse que se ficar comprovado que foi a torcida do Fortaleza que arremessou a bomba, o clube pagará a lâmina de vidro, mas disse que as cadeiras quebradas devem fazer parte de um termo de ajuste de conduta entre a administração do PV e as uniformizadas.

"Nós acompanhamos a identificação do torcedor que jogou o chinelo para dentro do campo e fazemos agora um apelo: estamos prestes a disputar o mata-mata da Série C e poderemos ser prejudicados por atitudes como essa", alertou.

SAIBA MAIS
Destruição recorde
Ao todo, 93 cadeiras foram destruídas no PV, no jogo Fortaleza 3x1 Paysandu, domingo passado. O número é um recorde negativo neste ano. No clássico entre Ceará e Fortaleza, no dia 25 de março, também no PV, haviam sido quebradas 35 cadeiras. Na decisão do campeonato, dia 13 de maio, outras 72 foram danificadas

Desrespeito à imprensa
Ainda por ocasião da partida Fortaleza x Paysandu, uma equipe de TV teve seu carro quase todo danificado pela agressão de vândalos nas ruas que circundam o PV. Mesmo diante das câmeras, os desordeiros perpetraram a ação. Um cinegrafista foi agredido e teve seus pertences furtados

Torcida será duas vezes revistada
O saldo negativo, após a final do Estadual, entre Ceará x Fortaleza, em maio, foi de 72 cadeiras quebradas. Destruição já havia acontecido em fevereiro
O comandante do policiamento no PV, major George Benício, disse que sua corporação está cobrando das autoridades do futebol mais providências para mudar o cenário de violência.

O major conclama Federação Cearense de Futebol, Ministério Público, clubes e "torcedores verdadeiros" a se engajarem no sentido de se aprovarem medidas contra a violência nos estádios.

A primeira delas será a revista dupla dos torcedores. "Vai haver revista da segurança privada e da PM. Isso vai a atrasar a entrada dos torcedores no estádio, mas não há outra alternativa".

O major vai solicitar que se proíba a entrada de qualquer garrafa nos bares. Além disso, será pedida uma entrada exclusiva das torcidas uniformizadas, para que sejam melhor revistadas.

"As bombas caseiras, eles fabricam dentro do estádio. Cada membro entra com um componente escondido e fica difícil localizá-lo", explicou. O major cobra o cadastramento das torcidas, ainda não realizado.

Greve
O estado de greve da Defensoria Pública, responsável pela defesa dos acusados, tem prejudicado a finalização dos procedimentos do Juizado do Torcedor.

Segundo o procurador do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), José Wilson Sales Júnior, a ausência de um defensor público não impossibilitará a punição dos torcedores que foram pegos. "Eles serão encaminhados para a unidade de juizado responsável pela atuação e lá irá haver todo procedimento instaurado. A única diferença é que ao invés do caso ter sido solucionado no próprio momento da detenção, isso terá que ocorrer em um outro momento no juizado", esclareceu.

Um ano de mudanças para melhor no Fortaleza
Ontem, o Fortaleza completou um ano de sua grande transformação no cenário da Série C. No dia 17 de setembro de 2011, o time goleou o CRB/AL por 4 a 0, escapando da ameaça de rebaixamento para a Série D.

Foi uma goleada que a torcida comemorou na hora, mas serviu apenas para fazer o time escapar de um rebaixamento que seria inaceitável, pela história e a tradição do Tricolor do Pici.

O clube ainda teve que ganhar de goleada também no tapetão, pois suspeitaram até do resultado que lhe salvou no gramado do Presidente Vargas.



Reformulação
Nesse período de um ano, o presidente Osmar Baquit fez uma reformulação total, convidando o ex-presidente Jorge Mota para ser seu diretor de futebol. Veio o técnico Nedo Xavier para o Cearense e a Copa do Brasil. Na competição nacional, teve bom desempenho. Eliminou Comercial/PI e Náutico/PE, sendo eliminado pelo Grêmio.

Já no Estadual, a equipe, depois de ficar 11 pontos à frente dos adversários, acabou ficando com o vice, mas manteve uma base para a Série C do Brasileiro.

Veio o técnico Vica, que até agora está há dez jogos invictos. Os salários estão em dia e o time já se prepara para a classificação rumo à segunda fase, coisa que boa parte da torcida acharia improvável há cerca de um ano.

Olhando para frente, o próximo jogo da equipe será domingo, às 16h, no Cornélio de Barros, contra o Salgueiro.

IVAN BEZERRAREPÓRTER 

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários